quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Recomece

Ensino médio, uma nova fase na vida de qualquer um. Primeiro ano, onde sua vida muda instantaneamente. Em 2012 eu fui para o primeiro e vacilei muito, reprovei o ano e agora cá estou eu refazendo novamente o ano e sabe de uma coisa? pra muitos é o fim do mundo, mas pra mim não foi. ´´Nossa você perdeu o ano e não está nem ai`` Claro que estou, só que ao contrário de muitos, eu não perdi a base, meus pais ficaram realmente muito chateados com a notícia e decepcionados por terem investido tanto em mim e eu não ter dado nenhum valor. Mas eles, assim como o resto da família, meus amigos e até meus professores não desistiram de mim, e o mais importante é que eu não desisti de mim também. É muito importante você ter o apoio das pessoas que ama e admira e ter confiança em si mesmo, para superar seus problemas e refazer o que foi perdido.

Jurei pra mim mesma que esse ano não cometeria o mesmo erro e mostraria aos meus pais que sou capaz. Aos poucos, desde que soube do acontecido, venho preparando em mente como será meu ano, venho pensando que terei que ser responsável, coisa que sinceramente nunca fui. 

Estou aqui para dizer que: você não pode deixar esse castigo acontecer com você, então, pensando nisso, vou dar algumas dicas para você se organizar e passar de ano direto, sem ter que ficar implorando pontinhos pra passar ou sofrer por ter que recomeçar.

Dicas: 

1ª: DESAPEGUE (pra quem já caiu no buraco)


Ficar se lamentando por ter reprovado não vai tornar as coisas mais fáceis ou com cara de que vai passar rapidinho. Você tá deixando tudo pra trás, menos o que você mais queria se livrar: as matérias. Vai dar uma saudades absurdas, mas querer voltar 2 casas no jogo não dá, anda pra frente, recomeça. Suas amigas te passarão e entrar numa sala desconhecida não é nada fácil, mesmo que conheça alguém lá. Não fica pensando no que já aconteceu, olho no futuro. Aproveita e desapega dessa preguiça e quando acabar de ler o Céu Estrelado vai estudar.

2ª TO INDO MAL

Se você já tá perdido/a, cuidado, (quase) sempre dá tempo de recuperar. Se você tem dificuldade de aprender ou não consegue prestar atenção procure ajuda de seus pais e da diretoria do seu colégio, eles com certeza irão te ajudar. 

3ª MINHAS NOTAS, SOCORRO!

Tenho que contar, que por experiência própria estudar nas vésperas das provas nunca deu certo, sempre fui mal. Se você não gosta de estudar muito, o mínimo, é fazer t-o-d-a-s as lições pedidas pelos professores, mas não adianta só isso, TEM que estudar, tirar duas horinhas por dia não vai matar ninguém e é isso o que eu tenho feito esse ano. Mas olha, são duas horas sem internet, celular, comer, ir ao banheiro e etc, só no estudo! ´´mas eu sou humano né´´ também sou e só descobri o que é ser humano quando reprovei. Pra você conquistar o que deseja tem que querer de coração e não superficialmente. ´´mas eu não aguento ficar duas horas com a cara no livro´´ ok, então estuda 40 minutinhos, tira 15 pra responder as mensagens do cel, ir ao banheiro, matar a fome e etc, mas volta. Ter a matéria fresquinha na cabeça, logo após o professor ter ensinado, facilita na hora de estudar para as provas. Tenha certeza: suas notas e sua vontade de aprender vão só aumentar. 


4ª DESORGANIZAÇÃO



´´Porque vida sou tão desorganizado/a e blablabla´´ não conheço ninguém pior do que eu no quesito desorganização, sou bagunceira de carteirinha e não gosto nadinha disso. O que estou fazendo pra melhorar? Me organizando, ahá! Primeiro passo pra você se organizar: queira isso. A partir do momento em que você se compromete contigo mesmo a querer mudar, você já tem meio caminho andando. Compre uma pasta para guardar todas as provas, apostilas e trabalhos do colégio, tenha o horário de suas aulas na agenda e também em casa, num lugar fácil de localizar (só não deixe jogado né), arrume sua mala de noite e separe seu uniforme - caso tenha que usar, para não se desesperar antes de ir para o colégio. Quando o professor passar lição para casa, anote na agenda e faça no mesmo dia, para não deixar em cima da hora e acabar esquecendo.

5ª VOCÊ

Pra tudo isso dar certo e você passar de ano, você tem que se esforçar e fazer essas minímas coisas que eu postei aqui. Não importa se você esteja no sexto ou no terceirão, faça isso. Temos que aprender a gostar de estudar e valorizar o ensino que temos, ele é essencial para nosso futuro, e o pior de tudo é que sabemos disso. 



 Só fui aprender tudo isso depois de perder um ano inteirinho com bobagens. Meu ano tá começando e vou me esforçar ao máximo pra ele valer a pena. Seguirei também tudo o que escrevi aqui e mais um pouco. Não vacilem gente, mostrem para todos que vocês são capazes, porque vocês são. As meninas aqui do blog (exceto a Thalita) também já reprovaram e nenhuma delas morreram por causa disso, pelo contrário, como eu decidiram fazer diferente. Jamais se desespere, supere, acredite, recomece.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...